Verdetto: Algo não cheira bem em Matinhos - Quem é Verdetto? - Parte 1

 Esta publicação faz parte da série especial "Verdetto: Algo não cheira bem em Matinhos" que tem como objetivo, desvendar o que esta por trás desta empresa vencedora da licitação para coleta de lixo na cidade de Matinhos mas não vem efetuando seus serviços como deveria e continua recebendo seus honorários pagos com dinheiro público como se nada tivesse acontecido.

PARTE 2 | PARTE 3
 


 Já falamos aqui em uma reportagem sobre o caos que se estabeleceu em Matinhos decorrente do serviço precário da coleta de lixo, que foi denunciado por diversos moradores e turistas através das redes sociais em plena temporada.

Agora resolvemos nos aprofundar devido a grande repercussão não só nas redes sociais como também em outras mídias que incluí uma reportagem da RPC TV afiliada da rede Globo no Paraná, para saber mais sobre essa empresa e por que de todos estes problemas. 

O blog Notícias de Matinhos começou pelo básico e utilizou dados de acesso público para saber quem é e para quem pertence, a empresa Verdetto Serviços de Manutenções LTDA, vamos a eles:

Comprovante de inscrição e de situação cadastral:


 Segundo consta no comprovante de inscrição e situação cadastral e o que nos chama a atenção é a atividade econômica principal da empresa como "Comércio varejista de madeira e artefatos". Algo bem estranho para um empresa que se propõem a fazer a coleta de resíduos de uma cidade.

 Para tirarmos a dúvida fomos consultar uma empresa que desempenha o papel semelhante só que em Curitiba neste caso é a CAVO que faz a coleta de lixo de Curitiba, para saber se em sua atividade principal existe algo diferente e se isso seria normal.


 Como pode ser visto acima a atividade principal da CAVO segundo a consulta feita no site da Receita Federal é a de "Coleta de resíduos não-perigosos" e é o que deveria constar como atividade principal, não como secundária, o que levanta diversas suspeitas conforme conversado com alguns contadores especialistas em licitações, analisando as atividades, a empresa Verdetto é aquela do tipo que "faz tudo" pois possuí atividades totalmente incompatíveis com uma empresa que deveria focar em uma especialidade e principalmente oferecer o serviço, geralmente empresas assim são abertas por laranjas para beneficiar empresários em esquemas de licitações Agora prestem muita atenção, no último item, no comprovante de situação cadastral da Verdetto "Serviços de assistência social sem alojamento", você deve se perguntar o que cargas d´agua essa atividade econômica tem a ver com uma empresa de coleta de lixo que na realidade é uma madeireira? Vai saber... talvez a secretária de Assistência Social saiba...Alguém sabe quem é a secretária de assistência social? :)


Continuando...


 Sobre o endereço tentamos fazer uma consulta através do Google Maps, mas nesta região infelizmente o carro do Google não passou para que pudéssemos ter uma visão do local e se o mesmo tem as características de uma empresa ou é apenas um imóvel de fachada, felizmente a empresa fica próxima de uma delegacia da Polícia Civil do Paraná, talvez se dermos uma ligadinha lá eles podem ir pessoalmente fazer uma visita a Verdetto :)





 Vamos agora para os sócios da Verdetto saber quem são os proprietários segundo a Receita Federal do Brasil:


 Primeiro vamos ao sócio Odemir Costa, pelo pudemos levantar mora em Rio Branco do Sul, na Rua Nagib Elias. 161 - Jardim São Luiz, (que inclusive já foi endereço da Verdetto). A Verdetto parece mais uma empresa itinerante pelo que constatamos nos diversos endereços encontrados. Procuramos em redes sociais, ver se encontraríamos mais informações e perfis, mas parece que o sócio Odemir Costa não gosta muito de aparecer, mesmo assim no site jusbrasil, já podemos encontrar processos referentes a licitações.



 Sobre a sócia Denise Chrystian da Silva, levantamos que também mora em Rio Branco do Sul também na Rua Nabig Elias, 161, ambos os sócios são solteiros pelo que consta, nas redes sociais também não achamos nenhum perfil nem ao menos compátivel. Mas sobre Denise descobrimos que ela é proprietária de outra empresa chamada RodoSul LTDA.


E por essa empresa segundo consta no site jusbrasil ela responde um processo na condição de réu:


 Não é de hoje que a empresa VERDETTO SERVIÇOS DE MANUTENÇÕES LTDA vem tendo problemas com justiça como constatamos existem processos por outros problemas também, mas todos tem em comum um ponto. São contratos celebrados exclusivamente com órgãos públicos. Ao que parece a empresa se "sustenta" a base de dinheiro público, pois não encontramos contratos com o setor privado na internet.

Fonte: Correio do Litoral

 Interessante notar o comentário na postagem e as supostos crimes que foram impetrados pela empresa Verdetto segundo desabafa um internauta:




Outra matéria:

Fonte: Litoral Sul FM

E uma matéria da Gazeta do Povo:



Fonte: Gazeta do Povo

 Para finalizar recorremos ao site de processos judiciais JusBrasil para saber quais processos a empresa Verdetto responde e quem são os autores e réus nas ações:


 Verificamos que em vários processos a empresa aparece como (RÉU) em causas trabalhistas, talvez não esteja pagando seus funcionários entre outros motivos. O mais importante é que quando houve a licitação em Matinhos sabiam do histórico da Verdetto e que esta empresa já havia tido problemas com a lei mas de maneira estranha insistiram em continuar com a mesma, o setor de licitação da prefeitura, o jurídico e principalmente o controle interno do município tinham obrigação em intervir antes que acontecesse o que aconteceu, com o caos na coleta, tornando Matinhos quase em um lixão a céu aberto em plena época de temporada, os responsáveis devem ser encontrados e punidos na forma da lei, mas isso deixamos para o Ministério Público fazer e falaremos mais sobre a culpa e os culpados na parte 2 da série Verdetto: Algo não cheira bem em Matinhos.

CLIQUE AQUI PARA LER A PARTE 2

 
Jair Franco, advogado e autor, escreve a coluna "O Antagonista" para o Notícias de Matinhos.


O conteúdo dos textos publicados pelo blog Notícias de Matinhos é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões dos editores.

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do blog Notícias de Matinhos.