Caos em Matinhos: sem coleta de lixo sujeira e mau cheiro tomam conta da cidade e falta no abastecimento de água agrava a situação

 
 A coleta de lixo como deveria ser feita, não vem ocorrendo o que acarreta em inúmeros problemas, o primeiro deles é o acumulo nas cestas e caçambas improvisadas que com a temporada de verão aumenta de maneira considerável, a "morosidade" do serviço aliado a incompetência da administração municipal geram revolta na população e veranistas que não tem a quem recorrer.

 Segundo o blog Notícias de Matinhos conseguiu apurar os balneários são os mais afetados, por estarem longe do centro e de Caiobá acabam sendo esquecidos pela administração que só lembra em tempos de eleição que eles existem. Entre as reclamações estão que a empresa mesmo não sendo época de temporada já oferecia um serviço precário e desorganizado da coleta de lixo que deveria ter sido verificado pela administração pública e exigido que a mesma ajustasse sua forma de oferecer e desenvolver suas operações
.
 Moradores do Tabuleiro e Praia Grande reclamam do problema recorrente em relação a coleta de lixo com lixeiras sobrecarregas e a falta de respeito de alguns veranistas que jogam o lixo em lugares que são proibidos, a falta no abastecimento de água é um outro problema alvo de diversas postagens no Facebook que entram em contato através da página da Sanepar para saber o que está acontecendo.



 A revolta é tanta dos Matinhenses que alguns, acreditamos que inspirados nos recentes atos na França, deram a ideia de jogar o lixo acumulado nas ruas e casas, na Prefeitura Municipal de Matinhos a responsável direta pela contratação da empresa para coleta de lixo que até o presente momento não se pronunciou, assim como a Prefeitura. Aliás o prefeito de Matinhos Ruy Hauer Reichert, mora em Guaratuba cidade que pelo averiguamos está com a coleta de lixo ocorrendo de forma normal, bem diferente da cidade de Matinhos que o prefeito desaparece em meio ao caos. Quando não se tem uma administração competente quem sofre é a população. A sorte do prefeito é que o problema não incluí por enquanto a rede de esgoto, pois sabemos se isso acontecer não é só lixo que será jogado na prefeitura :)



 O blog Notícias de Matinhos tentou entrar em contato com a secretaria de meio ambiente de Matinhos mas não obteve resposta, tentamos também verificar através do portal da transparência da prefeitura de Matinhos, o contrato e dados sobre a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Matinhos mas novamente parece que o portal está fora do ar, ou seja um caos generalizado.


Acesso ao portal da transparência para verificação de dados e contratos ocorrido nessa manhã de Sexta-feira.


 O portal da transparência de maneira "estranha" está fora do ar bem agora que todos querem saber quanto a empresa responsável pela coleta do lixo esta sendo paga para não executar esse serviço. O Tribunal de Contas do Estado Paraná assim como o Ministério Público devem ser acionados para verificar o porque desse problema estar ocorrendo.

ATUALIZAÇÃO

 A Prefeitura de Matinhos emitiu um comunicado tentando dar uma desculpa, como se o problema do lixo fosse se resolver com desculpas, após a tentativa furada de dar explicações a situação simplesmente piorou agora com a denúncia por parte de internautas que os caminhões aqueles 15 que demoram 3 horas para ir e voltar pelos balneários estavam sem combustível. A prefeitura ainda não se manifestou sobre esse fato. Aguardamos esclarecimentos e não desculpas.


Denúncia.