Conheça o site "Queremos Saber" que ajuda a fazer pedidos de acesso à informação sem revelar sua identidade




 A Open Knowledge Brasil, organização civil que desenvolve projetos e pesquisas sobre transparência pública, desde 2011 mantém a plataforma Queremos Saber, que em 2018 passou a servir de suporte para cidadãos que desejam fazer pedidos mas não querem se identificar. É como se o site fizesse a intermediação, assumindo a autoria da solicitação. A iniciativa é anterior à mudança feita pela CGU, mas com o mesmo objetivo. A diferença é que, na plataforma, os pedidos podem ser encaminhados não só a entidades vinculadas ao Executivo federal, mas a todos os Poderes e em estados e municípios. A organização só não envia pedidos a órgãos que não aceitam pedidos de empresas ou pela internet.



 Nós fazemos o seu pedido em nosso nome. Dessa forma, o órgão público não saberá que o pedido é seu, garantindo sua privacidade. Funciona assim:
  1. Você cadastra seu pedido no Queremos Saber Não pedimos nenhum dado pessoal para cadastrar um pedido. Cada pedido tem um número de protocolo único (e.x.: HQCYR6KQ), que é a única forma de acompanhar o pedido (não perca!)
  2. O pedido passa por moderação Essa moderação serve para evitar que mensagens que não sejam pedidos de informação sejam criadas.
  3. O pedido é cadastrado no órgão em nosso nome Do ponto de vista do órgão, somos nós quem estamos fazendo o pedido. É só a partir deste momento que os prazos legais para resposta começam a contar.
  4. O órgão responde Cadastramos essa resposta no nosso sistema. Você poderá vê-la na próxima vez checar o pedido usando o seu protocolo.
  Você pode pensar neste site como um intermediador. Nós recebemos e entregamos as mensagens enviadas entre você e o órgão público, mas sem revelar quem as enviou.
Como não temos nenhuma informação pessoal sua, não temos como notificá-lo da resposta. Por isso, recomendamos que você consulte regularmente seu pedido até receber sua resposta.

É seguro?

Não pedimos nenhum dado pessoal nem guardamos registros de acesso. Em outras palavras, nem nós mesmos sabemos quem fez o pedido. Os principais riscos de alguém identificá-lo como solicitante seriam alguém reconhecer sua forma de escrita, você ser visto acessando este site, ou encontrarem com você o número do protocolo do pedido. Para evitar que isso aconteça, recomendamos que você:
  • Só acesse esta página de sua casa ou de uma rede pública como a WiFi de um shopping.
  • Guarde o número de protocolo do seu pedido em um lugar seguro.

Onde posso saber mais sobre este projeto?

  Você pode ler nossa página de Perguntas Frequentes, acessar o código-fonte no GitHub, ou entrar em contato via queremossaber@ok.org.br


Fonte: Queremos Saber