Em nome do prefeito de Matinhos, a secretária municipal de Defesa Social e comandante da guarda, Elenice Fátima Lorencena, agradeceu o apoio. "É a primeira vez, em 23 anos de existência, que a Guarda Municipal de Matinhos terá armamento. Muito obrigada, é um presente para Matinhos e para nossa corporação", disse ela.
Nesta quinta-feira (6/6), o prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira, realizou a entrega oficial de equipamentos doados à Guarda Municipal de Matinhos, em um evento na sede da GM no Centro da capital. Foram entregues ao município litorâneo 72 pistolas calibre 380, marca Taurus. Esses equipamentos visam equipar e fortalecer a atuação da instituição na proteção da população e do patrimônio local.
"A Guarda Municipal de Curitiba possui um dos armamentos mais modernos entre as forças de segurança. Portanto, é justo repassar os equipamentos que não são mais utilizados aos municípios que deles necessitam", declarou o prefeito em exercício. "Matinhos recebe, durante a temporada, um número de visitantes de dez a 15 vezes maior que sua população. Isso, obviamente, aumenta a necessidade de segurança e proteção para os moradores", acrescentou.
Os equipamentos doados faziam parte do arsenal da Guarda Municipal de Curitiba, que foram substituídos devido ao processo de aquisição de armamentos calibre 9 mm, iniciado em 2020. Com a chegada dos novos armamentos, houve um excedente de equipamentos que agora estão sendo repassados a outros municípios que necessitam.
Em nome do prefeito de Matinhos, a secretária municipal de Defesa Social e comandante da guarda, Elenice Fátima Lorencena, agradeceu o apoio. "É a primeira vez, em 23 anos de existência, que a Guarda Municipal de Matinhos terá armamento. Muito obrigada, é um presente para Matinhos e para nossa corporação", afirmou ela.
Elenice também destacou o desafio da segurança pública no litoral. "Na temporada de verão, nossa população aumenta de 40 mil habitantes para mais de 1 milhão. Este equipamento fará uma grande diferença", disse a secretária.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, enfatizou a importância de proporcionar boas condições de trabalho aos profissionais de segurança pública, fornecendo equipamentos adequados. "Precisamos garantir condições mínimas para que esses guardas municipais possam aplicar a lei e retornar para suas famílias em segurança", afirmou Matos.
O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, ressaltou o empenho de Curitiba em fortalecer as instituições municipais de segurança, oferecendo apoio tanto em equipamentos quanto na formação e instrução dos profissionais.
Presenças
O evento contou com a participação do secretário municipal de Segurança Pública de Paranaguá, Leônidas Martins Junior; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; a diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira; o coordenador de operações da Guarda Municipal, inspetor Gilberto Ramos de Oliveira; e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), Elias Ferreira de Almeida.