Levantamento do Sebrae Paraná revela que entre as empresas listadas, 5.034 são MEIs
O empreendedorismo no litoral paranaense continua a ganhar impulso, evidenciado pelos números crescentes. Em sete municípios, já contabilizamos 39 mil empresas ativas, sendo que 6.406 desses negócios surgiram apenas no ano de 2023.
Notavelmente, aproximadamente 5.034 dessas empresas se enquadram na categoria de micro e pequenas empresas. São empreendedores que optaram por investir, percebendo no setor turístico uma oportunidade significativa de expansão.
A Associação Comercial de Matinhos destaca que um dos principais catalisadores desse aumento expressivo no número de novos empreendimentos no litoral é o investimento significativo na infraestrutura regional.
A primeira quinzena teve um acréscimo de 35 a 40% em faturamento comparado com o mesmo período do ano passado no litoral. A virada para 2024 aparece como uma das melhores para o comércio da região
— explica o diretor da Associação Comercial de Matinhos, Jonas de Santi.
Agora, os empresários alimentam a expectativa de que esse dinamismo seja sustentado e mantenha-se em ascensão, especialmente na região central, mesmo fora do período de temporada.