Ex-delegado de polícia de Matinhos é condenado pela justiça a mais de cinco anos de reclusão em regime fechado por tráfico de drogas

                                                                                              Max Dias Lemos ex-delegado de Matinhos

O Juízo da 2ª Vara Criminal de Matinhos, Litoral do estado, condenou o ex-delegado da cidade Max Dias Lemos por tráfico de drogas em razão do desvio de entorpecentes apreendidos na Delegacia de Polícia da comarca. A condenação foi fixada em 5 anos, 8 meses e 17 dias de detenção e multa, em regime fechado. Também foi decretada a perda de cargo do policial.

Conforme a ação penal, apresentada pelo Ministério Público do Paraná, quando atuava em Matinhos, em 2017, o denunciado levou para casa 417 gramas de cocaína que havia sido apreendida em inquérito conduzido na DP. Na decisão, proferida em 27 de fevereiro, o Juízo destaca: “A autoria é certa, comprovada de forma irrefutável pelo depoimento das testemunhas, informantes e pelas declarações do réu que confessa a apropriação da droga. […] Não há dúvida que a quantidade de droga, aliada as circunstâncias da apreensão caracterizam o crime de tráfico na modalidade ‘ter em depósito’. […] Presentes, portanto, todos os elementos do tipo penal descrito na denúncia, pois o réu, de forma livre e espontânea, mantinha em depósito quase meio quilo de cocaína.” Cabe recurso.

O policial também havia sido preso preventivamente em janeiro de 2018, por determinação do Juízo de Ibaiti, durante uma operação do MPPR conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Esse caso resultou na apresentação de outra ação penal contra ele, pelos crimes de corrupção passiva e abuso de autoridade.

Processo nº 0000631-36.2018.8.16.0116

 

Relembre o Caso

https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/operacao-no-parana-prende-delegado-de-matinhos-e-mais-tres-pessoas.ghtml

 

Fonte: MP-PR