Uma queixa constante seja de moradores ou turistas era a falta de um sistema de monitoramento por câmeras no município, esse tópico já foi promessa de campanha de diversos candidatos anteriores que apenas prometeram, mas não cumpriram. Foi na gestão do prefeito Zé da Ecler, que Matinhos está se tornando uma cidade mais segura, com a implementação do sistema de monitoramento via câmeras que utilizam o sistema integrado com as polícias militar e civil. Agora a população pode andar pela cidade mais tranquila, assim como os turistas lembrando que existe uma câmera que monitora e auxilia nos momentos que forem necessários. A gestão do prefeito Zé da Ecler é o exemplo do que a competência aliada a vontade política pode fazer pela população.
A reportagem abaixo é do departamento de comunicação da prefeitura de Martinhos:
Novo sistema de monitoramento é inaugurado em Matinhos
Aconteceu nesta segunda-feira (13) a inauguração do novo sistema de monitoramento por câmeras de segurança pública. O ato, realizado na sede da Guarda Civil Municipal, também marcou a entrega do novo fardamento à corporação.
São 44 câmeras integradas com tecnologia inteligente. O sistema será integrado com mais de mil câmeras privadas, por meio de PPP, Parcerias Público-privadas. De acordo com secretário municipal de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, agora será feito o levantamento das câmeras privadas que se integração aí sistema.
As imagens também podem ser acessadas pelas Polícias Civil e Militar. Isso garante uma integração de todas as forças de segurança que atuam na cidade, aumentando a sensação de proteção para os moradores.
Durante a cerimônia, também foi feita a entrega dos novos fardamentos aos agentes da Guarda Municipal. Eles receberam uniformes operacionais, para serem usados no verão e no inverno.
Pela primeira vez, a corporação da CGM recebeu o kit completo de fardamento. Foi o que disse a diretora da Guarda, Elenice Lorencena. Segundo ela, que tem 18 anos como servidora, nunca houve um investimento dessa magnitude em uniformes.
O ato desta segunda-feira contou com a presença do prefeito, da primeira dama Regina Viana, do titular da pasta de Defesa Social e outros secretários, além de representantes da PM e da Polícia Civil. Também foi acompanhado por integrantes da sociedade civil e pelos vereadores Rodrigo Gregório (PODE) - que é presidente da Câmara -, Nando (PODE), Márcio do Seda (PL), Nívea Gurski (PSD) e Almir (PROS).