Muito tem se falado sobre o IDEB que segundo a Wikipedia é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O último IDEB, realizado em 2017, declara a nota do Brasil sendo 5,8 nos anos iniciais, 4,7 nos anos finais e 3,8 no Ensino Médio.
Dessa forma fomos procurar especialistas em educação para saber como funciona esse índice e a verdade para saber se a educação de Matinhos é de "primeiro mundo" como disse um vereador... mas de antemão é uma pena constatar que trate os professores com descaso e pague um salário de "terceiro mundo" ou pior.
Consultamos o site oficial do governo federal e que pode ser acessado por qualquer cidadão para que possa conferir o último ano que foi medido o mesmo em 2019 e verificamos que Matinhos apesar de um IDEB considerado alto está em um posição intermediária se comparado a outros municípios do estado e com arrecadações muito inferiores que a de Matinhos.
Na imagem acima retirada do site do IDEB pode notar que Matinhos em 2017 tinha um IDEB de 6.6 mas dois anos depois em 2019 esse indíce caiu para 6.4. Deixando Matinhos atrás de municípios como o de Cruzmaltina que tem um IDEB de 7.5 com uma população de 3.162 hab e um PIB de R$ 42 495,403 mil bem inferior aos R$ 160 Milhões arrecadados por Matinhos e de Janiópolis que tem o maior IDEB do estado com 8.8.
Talvez se o próximo prefeito pagar salários dignos aos professores, valorizando e criando um dialogo com a classe o IDEB possa melhorar ainda mais, mas se continuar com essa política de desvalorização e perserguições onde administrações passadas enfretaram greves e cortaram o salário dos educadores em plena pandemia neste ano por exemplo, podemos esperar uma decaída no indice como já aconteceu.
Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/