Será que havia uma "organização criminosa" operando dentro da prefeitura de Matinhos?



 O que alguém que em tese segundo suas atribuições é chefe da divisão de controle de fundos de trânsito lotado na secretária municipal de defesa social, fazia na controladoria do município? e o pior tendo a acesso a documentos e informações sigilosas que posteriormente seriam repassadas a terceiros para a prática de crimes?

Vendo a reportagem da RPC além de outros veículos de mídia que estão cobrindo o caso, é quase uníssono a seguinte questão...





Será que havia uma "organização criminosa" atuando dentro da prefeitura de Matinhos? 

 Pois com certeza para o preso por estelionato e associação criminosa Marcelo Lima Ferreira, poder agir desta maneira, deveria haver a conivência de mais pessoas para facilitar seu acesso ou mesmo participar dessa prática delituosa, essa é uma das perguntas que a Polícia Civil quer desvendar durante a fase inicial de investigações da operação que prendeu Marcelo (funcionário comissionado da prefeitura de Matinhos, lotado na controladoria do município) e outros integrantes até agora de quadrilha onde 2 elementos ainda continuam foragidos.


Perguntas que a prefeitura não respondeu

 A prefeitura de Matinhos através de uma nota padrão, falou o básico dizendo que não compactua com determinadas condutas em especial a do seu ex-funcionário. Mas não respondeu questionamentos como os que o James Ribeiro fez abaixo:



Fonte: Facebook
Fonte: Facebook


Curtindo o dinheiro roubado com muito luxo e festas

No vídeo abaixo Marcelo Lima Ferreira aparece em uma embarcação luxuosa num local que parece ser Balneário Camboriú ou Florianópolis, que segundo informações eram os lugares preferidos de Marcelo para gastar o dinheiro oriundo dos seus crimes. Já que seu salário recebido na prefeitura de Matinhos, não condizia com a vida luxuosa que levava, realidade diferente por exemplo dos funcionários concursados da prefeitura.





A cronologia de um criminoso dentro da prefeitura municipal de Matinhos

Fonte: Facebook


Através do banco de dados do site de consulta pública leis municipais, tivemos acesso a todas as nomeações que Marcelo teve desde que entrou na prefeitura, o que chama a atenção é que independente da administração, nos 10 anos que Marcelo passou recebendo dinheiro público para exercer suas funções, ele "perambulou" por diversos cargos "sem expressão" ou aqueles que nem mesmo o mais informado cidadão sabem que existe dentro da administração municipal, outro ponto importante é notar que até pela procuradoria do município Marcelo passou, a pergunta que fica é por que Marcelo conseguiu ter essa "imunidade" o que fazia dele uma peça importante para determinado grupo político, ninguém notou a conduta nada ilibada do funcionário?

1) A primeira nomeação de Marcelo Lima Ferreira aconteceu há 10 anos atrás mais precisamente em 2009 conforme consta no site "Leis Municipais" e o cargo comissionado para qual foi nomeado era o de Assessor Administrativo, lotado na secretaria municipal de finanças, com a simbologia CC-4.

Fonte: Leis Municipais


2) Desse tempo para cá Marcelo foi nomeado ainda em Janeiro de 2009 para compor a "Comissão permanente de licitação" como membro o que traz um incremento ao salário do funcionário.

3) Em fevereiro de 2009 Marcelo foi nomeado para fazer parte da "Comissão de recebimento de bens e serviços"

4) Em julho de 2009 Marcelo é exonerado do cargo de assistente administrativo.

5) No mesmo dia Marcelo é nomeado como ASSESSOR TÉCNICO, da Procuradoria Geral do Município, com a remuneração de simbologia CC-2.

6) Em dezembro de 2009 é nomeado como membro da "Comissão de recebimento de bens e serviços da prefeitura"

7) Em maio de 2010 Marcelo é exonerado do seu cargo de Assessor Técnico da Procuradoria

8) No mesmo dia é nomeado Diretor de DIVISÃO DE CRÉDITO ESPECIAL, Da Secretaria Municipal de Finanças, com a remuneração de simbologia CC-2

9) Em agosto de 2010 é exonerado do cargo de diretor de divisão de crédito especial

10) No mesmo dia é nomeado DIRETOR DE DIVISÃO DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a remuneração de simbologia CC-2.

11) Em junho 2011 começa a fazer parte novamente da "Comissão de recebimento de bens e serviços"

12) Em agosto 2012 a pedido do próprio Marcelo é exonerado do cargo em comissão de Chefe de Divisão, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Antidrogas, com a remuneração de simbologia CC-2. (Não há a nomeação para esse cargo dispónivel no site leis municipais).

13) Em novembro de 2012 é nomeado pra o cargo de Chefe de Divisão De Controle de Fundos de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Antidrogas, com a remuneração de simbologia CC-2.

14) Em janeiro de 2017 é exonerado do cargo CHEFE DE DIVISÃO DE CONTROLE DE FUNDOS DE TRÂNSITO, simbologia CC-2, lotado na Secretária Municipal de Defesa Social

15) Em dezembro de 2017 fez parte do conselho municipal de saúde quadriênio 2016/2019
Instituto Caiobá Consciência e Cidadania: - Marcelo Lima Ferreira

16) E finalmente hoje no dia 06 de Março de 2019 com sua exoneração definitiva da prefeitura de Matinhos

Fonte: Diário Municipal



A perda de um "cabo eleitoral"

Marcelo tinha trânsito livre não apenas na prefeitura mas também na política matinhense como consta na foto abaixo retirada antes dele deletar seu perfil, (interessante notar é que ele conseguiu deletar seu perfil mesmo estando em "teoria" preso) onde podemos "reconhecer" diversas figuras importantes no cenário político local, agora com a perda de Marcelo a "situação" (grupo que comanda administração municipal e que "deu" o cargo para Marcelo) já larga em "desvantagem" para a corrida eleitoral a prefeitura de Matinhos em 2020.

Fonte: Facebook


A imagem "manchada" da prefeitura e dos funcionários

 Na reportagem da Globo, nos comentário pudemos notar o usuário (sindicato Matinhos) se queixando dizendo que Marcelo era um funcionário comissionado de nomeação política, mas mesmo que a globo faça a correção o estrago em relação a imagem dos funcionários e da prefeitura já foi manchada, daqui pra frente todos aqueles que forem a prefeitura vão ter aquela desconfiança dos funcionários, aquele olhar torto e um cuidado especial ao lidarem com seus documentos, infelizmente é assim por causa de um funcionário, todos incluindo a prefeitura vão pagar um preço alto por se exporem de maneira extremamente negativa na mídia. 

 Para recuperar sua imagem e reputação, (um processo que poderá levar anos) o setor de comunicação da prefeitura terá que tentar desfazer esse equívoco em mais um capítulo da série de escândalos de corrupção e incompetência pelo qual administração atual passa, uma vergonha para Matinhos.

Fonte: G1 Globo



O custo para a população, os funcionários e a prefeitura de Matinhos

 Quanto custou todos esses anos aos cofres públicos ter Marcelo Lima Ferreira como funcionário da prefeitura municipal de Matinhos? 

 Será que valeu o retorno que ele trouxe destruindo a imagem da prefeitura de Matinhos agora perante a opinião pública?

 Qual a responsabilidade das pessoas que nomearam Marcelo Lima Ferreira, se conheciam seu histórico e conduta porque mantiveram o mesmo como funcionário da prefeitura de Matinhos?

 Qual a responsabilidade dos seus superiores diretos pelos setores o qual passou, dos diretores até secretários e principalmente o chefe do executivo?

 Qual a responsabilidade dos funcionários dos setores que tratam dos documentos e informações que Marcelo Ferreira Lima teve acesso para cometer esses crimes?

 Essas e outras perguntas apenas a polícia civil poderá responder. E a população aguarda por respostas urgentes!


Jair Franco, advogado e autor, escreve a coluna "O Antagonista" para o Notícias de Matinhos.

O conteúdo dos textos publicados pelo blog Notícias de Matinhos é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões dos editores.

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do blog Notícias de Matinhos.