Combinado: Vereadores da base do prefeito criam comissão de investigação de "faz de conta" com sabor de pizza!

 
Tinha tudo para ser uma comissão séria, com um propósito nobre... criar uma auditoria para fiscalizar as contas de todas as secretarias da prefeitura, se não fosse por um detalhe quem criou o requerimento e quem serão os membros! Os próprios vereadores da base do prefeito... por uma coincidência que acontece uma vez a cada 100 anos como a passagem do cometa Halley em um sorteio com cara de que foi "fraudado" os três vereadores da situação, vão fazer parte da comissão que vai "investigar" o chefe do executivo ou seja não é preciso ser nem um gênio para entender o óbvio pois para qualquer entendedor meia palavra basta esse será um jogo de cartas marcadas o qual o resultado já sabemos antecipadamente no que vai dar: PIZZA!

Em uma votação que tem a maior cara de ter sido "fraudada" para compor a mesa diretiva e que todo mundo sabe que vai dar em pizza, por coincidência apenas os vereadores da que apoiam o atual prefeito vão fazer parte da comissão criada por um vereador da própria base do prefeito.

O requerimento protocolado pelo vereador Sandro Paulo Ramos solicitava que se criasse uma "comissão de investigação" para auditar as contas de todas as pastas e secretárias da prefeitura municipal de Matinhos.

O autor do requerimento vereador Sandro Paulo Ramos foi o primeiro a falar sobre a situação do funcionário da controladoria que foi preso, Marcelo Lima Ferreira o "Marcelo Pirulito" dizendo que podem haver mais "Pirulitos" em outras pastas como a secretária de educação, saúde e obras, por isso da necessidade da auditoria finalizando com a frase "quem não deve não teme".

Em seguida o vereador Zé da Ecler elogiou a iniciativa do vereador Lagarto e disse que a iniciativa deveria ser replicada também na câmara de vereadores e que vai "saltar coelho desse mato" se houver uma investigação séria onde o prefeito é o responsável e maior interessado nessa investigação.

Tudo ia bem até o vereador Nando tomar a palavra e começar a falar sobre a importância da comissão, inicialmente falando sobre os acessos irrestritos de Marcelo Pirulito ao sistemas da prefeitura e repassando essa informação para cometimento de crimes.O vereador disse que tem especial vontade de saber como o órgão público no caso a prefeitura se portou em outros casos envolvendo imóveis, por exemplo com a venda indevida de imóveis iniciando em 2013, 2014 e 2015 no balneário Solymar e no Costa Azul ao lado do material de construção como conseguiram informações chegando a erguer muros no local até que o real proprietário do terreno descobrisse, no Albatroz em 2015 como as informações foram conseguidas? Como conseguiram a ligação de água e luz em praças públicas, quem liberou e por que? A situação de uma área pública que foi desocupada e hoje existe muros, vendas e não foi baixada essa desapropriação. Como água e luz na beira de canais como isso foi liberado? Quem intervir? e os motivos, ele disse que será um prazer fazer essa comissão e quer ver quem vai atingir!

A partir desse momento tiveram vereadores, suando frio, outros ficando nervosos, alguns pareciam que iriam ter um ataque cardíaco após o discurso, o que mostra que "alguns" vereadores tem o rabo preso com certas práticas no município.

O vereador Marcio do Seda pediu que o requerimento fosse mais explicito, em relação ao processo de contratação da empresa de auditoria e quem vai custear essa investigação. No caso o requerente respondeu que será a própria câmara através de processo de licitação.

O vereador Sandro Moacir Braga falou sobre os temas que vão ser abrangidos pela comissão pois ela será ampla e direta pelo que se dá a entender o requerimento.

O vereador Zé da Ecler chegou a dizer que havia vereadores que estavam tentando achar alguma brecha para que não fosse colocado em votação, depois de algumas indagações.

Após mais uma rodada de discussões o requerimento foi colocado em votação onde foi votado e aprovado de maneira unânime, logo após se procedeu com a escolha dos membros da comissão através de um sorte que gerou mais uma discussão.

Fraude no sorteio

Note como os papéis estão na mesa e são escolhidos pelo mesmo vereador que os dobrou, quem disse que ele não poderia dobrar de uma maneira que reconheceria aqueles papéis que deveriam ser sorteados?


Os vereadores inicialmente forneceram seus nomes para que pudessem fazer parte da comissão composta por 3 membros e com a regra poderia apenas 1 membro de cada sigla partidária. Foram eles: Lagarto, Dan, Marcio do Seda, Jair Pescador, Rodrigo Gregório, Zé da Ecler, Nando e Mario Braga.

Mas o que mais chamou a atenção foi a forma que o sorteio fora realizado pelos vereadores Marcio do Seda e Dan o que levantou suspeitas por parte do vereador Zé da Ecler. Pois para qualquer pessoa quando se utilizam papeis quem anota o nome e quem dobra não deveriam fazer parte do sorteio para evitar discussões como essa, ou seja os vereadores Marcio do Seda e Dan deveriam chamar uma terceira pessoa para de dentro do copo (onde estavam os papéis) retirar os mesmo, o que não aconteceu.

Assistindo o vídeo da câmara pudemos notar que os papéis após serem mexidos no copo foram jogados de volta na mesa... por qual motivo? pois o correto deveria ser retirar sem ver o papel diretamente do copo após este ser mexido, o que indica conforme disse o vereador Zé da Ecler uma possível manipulação por parte dos vereadores que executaram o sorteio o que fica claro pois formas escolhidos para compor a comissão apenas vereadores da base do prefeito e 2 que realizaram o sorteio. Sendo o presidente Marcio do Seda, e os membros Sandro Paulo Ramos e Dan.

Em uma votação que tem a maior cara de ter sido "fraudada" para compor a mesa diretiva e que todo mundo sabe que vai dar em nada, por coincidência apenas os vereadores que apoiam o atual prefeito vão fazer parte da comissão criada por um vereador da própria base do prefeito.

Essa comissão já começa de maneira que deixa uma impressão que a investigação se houver não será conduzida com a lisura e isonomia que deveria acontecer ou seja, vai acabar da mesma forma que outras comissões... em PIZZA!